GreenXperience: Imersão educativa inspira jovens a se tornarem agentes de mudança ambiental

Experiência proporcionou ao grupo uma vivência prática em sustentabilidade e tecnologia, expandindo perspectivas para soluções ambientais globais (Fotos: Kiko Sierich/Itaipu Parquetec)

O Itaipu Parquetec, em parceria com o horto de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) da Itaipu Binacional, promoveu  no dia 13  deste mês de março,  uma vivência imersiva de educação ambiental para jovens intercambistas.

O evento reuniu 19 estudantes canadenses e quatro professoras, levando-as a explorar soluções sustentáveis em Foz do Iguaçu (PR).

A programação incluiu visitas ao Refúgio Biológico Bela Vista e ao Itaipu Parquetec, onde os estudantes participaram de atividades práticas, como a conservação da fauna local, geração de energia a partir de resíduos, produção de Hidrogênio Verde e reciclagem de plásticos por impressão 3D. No LabMaker, produziram um repelente natural à base de citronela, conectando ciência e sustentabilidade.

Sabrina, uma das professoras responsáveis pelo grupo destacou a importância do GreenXperience como uma oportunidade única para as alunas ampliarem suas perspectivas. Segundo ela, viajar internacionalmente permite que as estudantes vivenciem novas experiências e compreendam os desafios globais sob diferentes ângulos.

A estudante Alison destacou que vivenciar desafios ambientais e explorar soluções concretas trouxe uma nova perspectiva, além de contribuir para seu interesse em engenharia e matemática.

Segundo Mayara Barros, analista educacional do Itaipu Parquetec, o evento reforça a missão de transformar conhecimento em bem-estar social. A experiência também abre portas para novas parcerias e formatos educacionais, sempre alinhados à sustentabilidade e ao aprendizado prático.

*Assessoria Itaipu Parquetec

 

Tags:

Picture of Edilma Duarte

Edilma Duarte

Edilma Duarte é mineira, nascida no alto de uma montanha em Itabira (MG), terra do poeta Carlos Drummond de Andrade. Ao longo da vida, morou em vários estados do Brasil e carrega uma conexão profunda com a natureza — despertada ainda na infância pela influência do pai, um apaixonado defensor da vida natural e dos bichos. Jornalista profissional, atuou em jornais, revistas, rádio e televisão em Minas Gerais e no Paraná. A partir dos anos 1990, após a Eco-92, voltou seu olhar para o meio ambiente, levando temas ecológicos a veículos em que trabalhava. Foi assessora de imprensa nos Jogos Mundiais da Natureza, realizados pelo Governo do Paraná. É editora da plataforma Portal Baobá e acredita que informação gera transformação. Por isso, seu foco é a conscientização.

Artigos